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Escopa Italiana Online MegaJogosObjetivo

Combinar uma carta da mão com uma ou várias da mesa para fazer o maior número de pontos e alcançar, antes dos oponentes, a pontuação selecionada no início da partida: 11, 16 ou 21.


Definições

Mão = nome dado à rodada; joga-se quantas mãos forem necessárias para alcançar a pontuação do jogo.

Escopa = do italiano "scopa" (vassoura) é a ação de limpar a mesa, pegando todas as cartas de uma só vez para o seu monte; para marcar a escopa, coloca-se uma carta virada sobre os montes; cada escopa vale 1 ponto.

Primiera = a carta mais alta de cada naipe, que tem seu valor definido por uma escala de pontuação diferente do seu valor individual. Ver tabela e cálculo da Primiera

7 Belo = a carta 7 do naipe de Ouros (), que vale 1 ponto.

Combinação = ação de baixar uma carta da mão para comprar uma ou mais cartas da mesa que igualam o valor da carta baixada. Exemplo: baixar um 4 para comprar duas cartas de valor 2; baixar um 3 e comprar um Ás (A=1) e um 2. Confira os valores das cartas para fazer combinações:

CARTA A 2 3 4 5 6 7 J Q K
VALOR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

Règles générales

Trois cartes sont attribuées à chaque joueur et les quatre autres cartes sont placées face visible sur la table.

A son tour, chaque joueur doit jouer une carte de sa main pour en tirer une ou plusieurs autres de la table et marquer des points. Pour ce faire, il doit combiner une ou plusieurs cartes sur la table pour égaliser celle qu'il a utilisée. "lorsqu'il y a un mélange (combinaison), la carte jouée et les cartes de la table s'empilent devant le joueur. Lorsqu'il n'y a pas de mélange (aucune combinaison possible), la carte jouée reste sur la table pour le joueur suivant. "lorsqu'il y a plus d'une option sur la main ou sur la table (deux ou plusieurs combinaisons possibles) pour la carte jouée, il est obligatoire de former la combinaison avec le moins de cartes.

Exemple 1

Considérons la situation suivante pour un joueur en ce qui concerne la main et la table:

Mesa Jogo Escopa Italiana ClubDeJeux

Il y a 3 combinaisons possibles:

- Jouer le 4 de la main et tirer le 4 sur la table (même valeur).

TABLE
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HAND

- Jouez le 3 de la main et tirez le 3 sur la table (même valeur).

TABLE
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HAND


- Jouez le Jack (J=8) de la main et tirez les cartes qui, ensemble, s'additionnent à sa valeur. Dans ce cas, il y a une combinaison possible si le Jack est joué : As = 1 + 3 + 4.

TABLE
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HAND

La décision finale concernant la carte que le joueur doit jouer (4, 3 ou J), doit tenir compte des règles de notation.


Exemple 2

Considérons la situation suivante pour un joueur :

Mesa Jogo Escopa Italiana ClubDeJeux

Là encore, il y a 3 options possibles :

- Jouer le 4 de la main et tirer le 4 sur la table (même valeur).
- - Jouez le 3 de la main et tirez le 3 sur la table (même valeur).

- Jouez le Jack (J=8) de la main et tirez les cartes qui, ensemble, s'additionnent pour atteindre sa valeur. Dans ce cas, il y a deux combinaisons possibles si le Jack est joué : 6 + 2 OR Ace = 1 + 3 + 4.


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Lorsqu'il y a plus d'une combinaison possible, la règle est claire : le joueur doit choisir la combinaison avec le moins de cartes, dans ce cas 6 + 2.

La décision finale sur la carte que le joueur doit jouer (4, 3 ou J), doit tenir compte des règles de notation. "lorsque toutes les cartes de la main du joueur sont terminées, 3 cartes supplémentaires sont automatiquement distribuées et cela se répète jusqu'à ce que le jeu soit terminé. A la fin de chaque main, les points sont attribués, puis une nouvelle main commence. La première à jouer est celle qui se trouve à droite du starter précédent, et ainsi de suite.

Imagem Jogo Escopa Online ClubDeJeux

A la fin d'une main, s'il reste des cartes sur la table, elles vont sur la pile du dernier joueur qui a tiré des cartes, mais ce nettoyage ne vaut pas une Scopa.


Pontuação

Enquanto o valor individual de cada carta serve para definir as combinações que podem ser feitas, o jogador deve considerar os critérios de pontuação na hora de decidir por uma ou outra combinação.

Isto porque a pontuação máxima é feita com base no que cada dupla tem em seus montes ao final de cada mão disputada:

A DUPLA QUE TIVER: GANHA Em Caso de Empate
Mais cartas 1 ponto Ninguém pontua
Mais cartas do naipe de Ouros () 1 ponto Ninguém pontua
A "Primiera" 1 ponto Ninguém pontua
O 7 Belo (7) 1 ponto -
Mais Escopa(s) 1 ponto por cada escopa -

Para o placar final, soma-se todos os pontos obtidos em cada mão. Ganha a dupla que alcançar primeiro a pontuação máxima escolhida no início da partida (11, 16 ou 21 pontos).


Entendendo a Primiera

Para o cálculo da Primiera pega-se o monte de cada dupla e considera-se somente a maior carta de cada naipe, de acordo com a seguinte escala de valores:

CARTA 7 6 A 5 4 3 2 J Q K
VALOR 21 18 16 15 14 13 12 10 10 10

A dupla que tiver o melhor resultado na soma destes valores ganha a Primiera, que vale 1 ponto no placar.

Exemplo
A dupla "A" terminou o jogo com as seguintes cartas nos seus montes, organizadas por naipes, e com a maior carta de cada naipe colocada à direita das outras:

Regra Escopa Online - Primiera

Estas cartas somam 71 pontos de acordo com a tabela de valores da Primiera: carta 5 (=15) + carta 4 (=14) + carta 7 (=21) + carta 7 (=21).

Se a dupla "B" obteve um valor menor na soma das maiores cartas de cada naipe dos seus montes, o ponto da Primiera vai para a dupla "A".


Critério de desempate

Se as duplas superam a pontuação escolhida no início do jogo numa única mão, ganha a dupla que tiver a pontuação mais alta. Em caso de empate, são jogadas uma ou mais mãos de desempate até a paridade ser quebrada.


Como Jogar

Aprenda em 10 passos como jogar Escopa Italiana no MegaJogos

1. Para começar, escolha a pontuação máxima do jogo entre as opções de mesa: 11, 16 ou 21. Importante: na sala Rankeada a pontuação máxima é 16 pontos.
2. Pressione a tecla F8 no seu teclado ou clique no menu MegaJogos e selecione
[ TROCAR CARTAS ] para jogar com o baralho numerado. Depois que você estiver familiarizado com as regras de Escopa, poderá se aventurar com o baralho italiano original e aumentar seu desafio!
3. Identifique de quem é a vez de jogar pela moldura amarela que aparece em torno da foto ou avatar.
4. Lembre-se, o jogo segue no sentido anti-horário. O primeiro jogador a cada mão é o que está imediatamente à direita de quem iniciou a mão anterior.
5. Clique sobre a carta que deseja baixar e depois clique sobre uma ou todas as cartas da mesa que deseja comprar, certificando-se que fazem uma combinação válida. Essas cartas irão automaticamente para um montinho à sua frente.
6. Se a combinação não for válida, as cartas selecionadas não sairão da mesa e você terá que refazer a seleção.
7. Memorize o valor individual de cada carta para agilizar suas combinações:

CARTA A 2 3 4 5 6 7 J Q K
VALOR 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10

8. Fique atento a todas as cartas de Ouros, à carta 7 Belo (7 de Ouros) e aos 6 e 7 de qualquer naipe: eles tem mais peso para o cálculo da Primiera. Podendo, compre-os.

9. Memorize os valores para o cálculo da Primiera. Quanto mais cartas de maior valor você tiver no seu monte, maiores as chances da levar o ponto da Primiera para o seu placar final.

CARTA 7 6 A 5 4 3 2 J Q K
VALOR 21 18 16 15 14 13 12 10 10 10

10. Assim que você pegar o jeito do jogo Escopa Italiana, você vai querer mais e mais. Persista!

In bocca al lupo! Boa sorte!

Curiosités

Histoire
Le jeu Scopa ("balai" ; en italien) est, jusqu'à aujourd'hui, l'un des jeux de cartes les plus populaires en Italie. Le plaisir est éternel dans les villes de campagne, où les Italiens jouent dans les parcs, se défient les uns les autres et crient "Fatto Scopa ! (essuie la table) à chaque fois qu'ils le font. Traditionnellement, la Scopa se joue avec un jeu de cartes napolitain (de Naples - en italien Napoli, en napolitain Napule - une communauté italienne du sud de l'Italie, dans la région de Campanie, mondialement connue pour son histoire, sa musique, son attrait naturel et la terre où la pizza a été inventée.

Au jeu de cartes napolitain, il y a 4 couleurs : Coppe (Coeur), Ori (Carreau), Pique (Pique) et Bastoni (Trèfle) avec des valeurs de 1 (As) à 7, plus 3 chiffres : Fante (Valets, valeur 8), Cavallo (Dame, valeur 9) et Re (Roi, valeur 10).

As regras Les règles sont fondamentalement les mêmes que celles de la Scopa italienne de ClubDeJeux. Et il existe des variantes plus traditionnelles de la Scopa, comme le " ; Asso piglia tutto" ; (l'As prend tout), où le joueur qui joue un As tire toutes les cartes sur la table. Le jeu est très souvent joué dans les communautés de descendants italiens dans le monde entier, étant popularisé au cours du 20ème siècle.

Apprendre à jouer aux autres Jeux Italiens de Cartes

Amplifiez vos connaissances à Jeux de Cartes lire les règles et regarder les vidéos de jeux similaires à Scopa .

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